O fim de ano chegou e pede um reforço nas organizações nas demandas de rotina, planejamento para o próximo ano e revisões de execuções que, de algum modo, não foram bem sucedidas. Mas, quando o assunto é o e-Social a atualização é necessária e contínua. É sobre isso que falaremos hoje.
Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) é uma ferramenta unificada em que os empregadores comunicam ao governo informações sobre os trabalhadores. No sistema, a empresa registra dados sobre as contribuições previdenciárias, admissões, comunicação de acidentes, afastamento, folha de pagamento, FGTS e escriturações fiscais, por exemplo.
As atualizações e transmissão dessas informações são realizadas pelo departamento de Recursos Humanos (RH). O sistema é conectado aos órgãos governamentais como Ministério do Trabalho, Previdência Social e Receita Federal. E as diversas informações que devem ser atualizadas em seus respectivos prazos.
Mas, o que fazer se perder o prazo?
É importante iniciar o processo de regularização identificando o motivo do atraso, vez que as atualizações são constantes. Verifique aspectos como instabilidades técnicas ou comunicação imprecisa, impedindo a repetição de atrasos.
Identificada a causa, busque equipe técnica que tenha especialização na regularização no envio dos dados fora do prazo de maneira rápida, mitigando e evitando penalidades dos órgãos fiscalizadores. Uma equipe especializada agirá com maior ciência diante dos casos e em consonância com a legislação trabalhista vigente, levando maior clareza das consequências a empresa empregadora.
Documentar é importante
Outro ponto importante do trabalho de regularização com equipe especializada tem como vantagem é na elaboração de documento que explique os motivos do atraso no envio de informação ao e-Social e as devidas medidas que foram tomadas. É um trabalho com características e formato bem específico.
Conte com nosso apoio
Perder o prazo do e-Social pode gerar diversos prejuízos para o empregador, passíveis de multas. Havendo essa necessidade, estamos à disposição com equipes formadas por profissionais especializados em e-Social e legislação trabalhista, habilitadas com as melhores práticas de regularização de informações no sistema.
Conte com o apoio de profissionais especializados no assunto e livre-se de penalidades.