O método avalia os riscos que o trabalhador é exposto no ambiente de trabalho
Você sabe o que é a medição ambiental no trabalho? Respondendo de maneira simples, podemos dizer que é um conjunto ações que avaliam os fatores de ambiência – como ruídos, calor, iluminação e vibração – que possam interferir no bem-estar do colaborador durante o exercício da função. O objetivo do método de avaliação é garantir que a empresa opere dentro das normativas determinadas em legislação.
A Portaria número 9 regulamenta a obrigatoriedade de avaliar os riscos no trabalho. A normativa considera na análise os agentes físicos, químicos e biológicos que o trabalho possa ficar exposto. Regulamentada originalmente em 1979, a norma já sofreu cerca de 11 alterações em sua redação, mirando sempre em novos critérios de avaliação para a prevenção e promoção de saúde do trabalhador no ambiente de trabalho.
A medição ambiental se faz necessária em várias áreas. A construção civil e a indústria, por exemplo, exigem uma atenção especial da empresa, vez que expõe o colaborador a situações sensíveis para a saúde, como os altos níveis sonoros. Nesse sentido, a avaliação de ruídos é executada com base nos critérios das normativas da segurança do trabalho, a partir de análise contínua e instrumentos. Ao final de toda avaliação de ruído ou dos aspectos exigidos em lei, um laudo é gerado e com requisitos fundamentais para integrar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Os instrumentos de medição ambiental são certificados. Os dispositivos que são utilizados durante as avaliações, são testados por órgãos reguladores garantindo o máximo de exatidão e obedecendo os parâmetros exigidos em lei. Com os resultados produzidos, o núcleo de segurança do trabalho da empresa tem um panorama sobre a efetividade dos métodos de trabalho, bem como, os programas de promoção de saúde no ambiente de trabalho.
Um minuto
Durante a 110ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no dia 10 de junho, em Genebra, foi deliberada a inclusão da Segurança e Saúde no Ambiente de Trabalho na lista dos princípios fundamentais da Declaração dos Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho de 98. Com a inclusão, a segurança e a saúde no trabalho são reconhecidos como um quinto direito.
Nós da Opusnet disponibilizamos esse serviço para as empresas, visando contribuir com a rotina diária em viabilizar um local de trabalho saudável e em harmonia com as normas regulamentadoras.
Neste serviço são avaliados os seguintes aspectos ambientais:
- Ruídos
- Calor e frio
- Iluminação
- Vibração
- Elementos químicos
Deseja saber mais informações sobre como realizamos a medição ambiental?
Entre em contato por meio dos canais abaixo e solicite uma proposta.