RAYMUNDO WASHINGTON LEAL JUNIOR           CRM 6019  -    Contato: raymundo@clinicaopusnet.com.br

Diretor Técnico da Opusnet

Perito Médico  - Pericia Médica para : Aposentadoria -  Processos Trabalhostas - Justiça - INSS

Médico do Trabalho

Ergonomista

 
FORMAÇÃO :        Mestrando em Administração de Serviços de Saúde – ESLA/ UCES

Pós graduação em Ergonomia pela Universidade Gama Filho FGF 2008 / 09

M B A em Gerência de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas  FGV 2002 /2003

Pós graduação em Saúde Pública pela Faculdade São Camilo  1991 / 1992

Pós graduação em Medicina do Trabalho pela Fac. Bahiana de Medicina 1981 /1982

Especialização em Administração Hospitalar pelo Instituto Thomas Father  1980

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da

Universidade Federal de Sergipe – 1974 / 1979

      

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ATUALMENTE: 

Opusnet Medicina do Trabalho (Desde 2004)  - Diretor Técnico da Opusnet

                   - Médico do Trabalho na empresa Veracel Celulose/SA

 - Médico coordenador do PCMSO das empresas contratadas.

 

Empresa JSL Julio Simões Logistica (Desde 2019) - Médico do Trabalho responsável.

UNESULBAHIA Faculdades Integradas – FTC (Desde 2019) - Professor do Curso de Medicina

Prefeitura Municipal de Eunápolis (Desde 2016) -  Médico do Trabalho Concursado.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS ATUALMENTE:

  • Delegado do Conselho Regional de Medicina para o Extremo Sul da Bahia CREMEB  (Desde 2014).
  • Membro do Conselho Municipal de Saúde de Eunápolis.
  • Atua como Perito Judicial, para pericias particulares INSS / Justiça Federal  Eunápolis/Itabela, quando solicitado.
  • Atualmente participa como membro do Comitê de Segurança da Veracel Celulose, representando as empresas parceiras da área corporativa.
  • Sócio da Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT.
  • Membro da Associação Bahiana de Medicina do Trabalho – ABMT.

 

ATIVIDADES ANTERIORES:

WISEMED - Medicina do Trabalho. ( São Paulo / Bahia / Pernambuco 2004-2015)

Sócio Fundador e Responsável Técnico, elabora, implanta e coordena Programas de Controle Médico em Saúde Ocupacional – PCMSO, de várias empresas; Coordenador de Saude do Gasoduto Gascac/Petrobras; Coordenador de saúde da Sinopec Petroleum do Brasil;  Coordenador de Saude da EIT/transnordestina; Coordenador de saúde da Arcoenge/Transnordestina; Gestor dos ambulatórios médicos da Veracel, disponibilizando serviço de urgência / emergência para trabalhadores; Consultor da FOZ do Brasil / Grupo Odebrecht.

Elabora programas de promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, tais como os programas de ergonomia, de prevenção de perdas auditivas, de saúde coletiva, elabora perfil profissiográfico e Laudo Técnico de Condições Ambientais.

 

SAMU Serviço de Assistência Médica de Urgência ( 2009 /2010 ) Atuou como Médico Regulador, disponibilizando equipes para atendimento emergencial pré-hospitalar. (2009 /2010)

 

METRA medicina do trabalho Ltda ( 2001-2004 ) Sócio Fundador e Responsável Técnico, fundou, estruturou e dinamizou a “Clínica Metra”, elaborou processos e formulários; implantou e coordenou  serviços contratados. (2001 / 2004)

 

     ODEBRECHT Engenharia e Construção

Diretoria da Superintendência – Bahia/Sergipe, (jul.00 / mar.01). Criou o Programa de Saúde Coletiva da Empresa; participou da elaboração e implantação da área de saúde no Programa Integrado de Segurança, Saúde e Meio Ambiente e o Programa de Ação em Saúde da Empresa para 2001.

 

Usina Hidrelétrica de Itapebi, (jul.99 / jun.00). Construção de Usina para geração de 450 MW; elaborou, implantou e supervisionou o Programa de Saúde para 2.500 trabalhadores, além de estruturar serviços para atendimento emergencial e eletivo dos integrantes e seus familiares; participou como membro efetivo do Conselho Municipal de Saúde de Itapebi.

Complexo Turístico de Sauípe, (jul.98 / jun.99).  Construção de cinco hotéis de luxo, pousadas e facilidades no litoral norte de Salvador; reestruturou e chefiou o serviço médico para 4.500 trabalhadores; implantou o serviço de controle de endemias, ( leishimaniose e doença de Chagas), com a participação da Fundação Nacional de Saúde; participou como membro do Comitê de Gerenciamento Ambiental.

 

Coordenação de Saúde da Odebrecht, (out.93 / jul.95). Atualizou o Programa Geral de Saúde da Empresa incorporando o Gerenciamento Ambiental; atuou dando suporte técnico em todas as obras da Empresa na América Latina; elaborou e implantou o Programa de Gerenciamento Ambiental em Santa Helena / Equador; estruturou as áreas de segurança do trabalho e meio ambiente em Bajos del Toro / Costa Rica.

 

Linha Verde, (set.92 / set.93). Construção de 180 Km de rodovia, empregando 1.800 trabalhadores; chefiou a área de Qualidade de Vida, (medicina do trabalho, meio ambiente, serviço social e segurança do trabalho); foi Vice – presidente da Comissão Técnica de Gerenciamento Ambiental.

Emissário Submarino da CETREL, (abr.91 / jun.92). Construção e implantação da estação de tratamento de efluentes alem de 5 Km de tubulação submarina, para despejo no mar; foi responsável pela área de saúde e segurança do trabalho.

 

Transporte de Massa do Salvador, (nov.88 / fev.91). Construção do metrô de superfície de Salvador, empregou 5.000 trabalhadores em quatro frentes de serviço; foi Responsável pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho; participou da elaboração das Políticas de Saúde e do Programa de Saúde da Organização Odebrecht S/A.

 

Odebrecht Offshore, (nov.86 / out.88). Montagem e reparos de plataformas marítimas, empregando 4.000 trabalhadores; atuou como médico do trabalho e posteriormente como chefe do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho; participou como membro efetivo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

 

Odebrecht Serviços no Exterior Ltda. – OSEL- Usina Hidrelétrica de Capanda, (abr.96 / jun.98). Construção de usina para geração de 2.400 GWh em território Angolano, com a participação de 3.000 trabalhadores; gerenciou a área de saúde no trabalho e dirigiu um complexo hospitalar com capacidade para 150 leitos e 80 atendimentos/dia, voltados aos trabalhadores e suas respectivas famílias.

 

ONU - United Nations of Angolan Verification Mission – UNAVEM, (ago.95 / mar.96), Apoio logístico na missão da ONU em território Angolano; gerenciou administrativamente, (recursos humanos, saúde e segurança), um efetivo de 5.000 trabalhadores; supervisionou a implantação de estruturas para o saneamento básico nas diversas áreas de refugiados angolanos; elaborou, implantou e coordenou programas de segurança do trabalho e saúde coletiva.

 

TENENGE - Técnica Nacional de Engenharia. - Ampliação da COPENE, (mar.91 / jun.92). Ampliação da planta petroquímica, com a participação de 5.000 trabalhadores; atuou como Chefe da área de saúde; elaborou e implantou o Programa de Medicina do Trabalho; participou como membro efetivo da CIPA.

Construção da Fábrica de Poliolefinas, (ago.91/ mar.92). Montagem da planta industrial da fábrica de poliolefinas em Camaçari-Bahia; atuou como Médico do trabalho coordenando os Programas de Saúde Ocupacional e atendimento ambulatorial.

 

Viação Águia Branca S / A   ( 1986 / 88 ) Empresa de transporte rodoviário, (segunda maior do País), de passageiros e cargas, atuou como Médico do Trabalho e membro efetivo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.

 

Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia  ( 1982 / 1994 ) Atuou como Médico Clínico e Diretor do 15º Centro de Saúde.

 

Secretaria Municipal de Saúde de Salvador  ( 1982 / 1989 ) Atuou como Médico Plantonista; Supervisor de Saúde da Comissão Municipal de Festejos Populares, implantando e supervisionando postos médicos temporários para assistencia emergencial durante grandes manifestações públicas; Supervisor de Unidade Médica Odontológica e Assessor do Secretário Municipal de Saúde, como Chefe do Depto. de Assistencia Médico Odontológica.

 

EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS:

 

  • Inglaterra  - Curso de imersão na Swan  School of Oxford / UK – julho a setembro / 98.
  • Angola - Gerente de Saúde e Diretor do Hospital Gab. Médio Kwanza - 1997 / 98.
  • Angola - Administrative Manager in United Nations of Angola Verification Mission - 1995 / 96.
  • Costa Rica - Apoio à saúde e segurança do trabalho nas hidrelétricas Toro I & II - 1994.
  • Equador - Apoio à saúde e implantação do Programa institucional de gerenciamento ambiental no Projecto transvase Sta. Helena - 1993.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS ANTERIORES:

 

  • Durante dois anos e meio exerceu a função de Diretor Geral do Hospital do GAMEK em Angola, com capacidade instalada de 150 leitos,
  • prestando serviços para funcionários da Odebrecht, do Governo Angolano, das Nações Unidas e particulares
  • Participou como membro efetivo do Comitê de Segurança do Trabalho na Construção Civil, coordenado pela Fundacentro.
  • Participou do Seminário Básico de Liderança Situacional, promovido pela CPB & Califórnia American University.
  • Concluiu o Curso de Auditoria de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, promovido pela Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes – ABPA.
  • Exerceu o cargo de Diretor do Sindicato dos Médicos no Estado da Bahia.
  • Participou como Delegado do SINDIMED na elaboração do Código de Ética Médica.
  • Participou como autor do trabalho “53 Casos de Apendicite” no XV Congresso Panamericano de Cirurgia Gástrica.
  • Participou como membro do Conselho Curador da Odebrecht Previdência Privada - ODEPREV

 

logo do site.png