O mundo virtual, a digitalização e a unificação dos dados é a frequência das micro, pequenas empresas e microempreendedores individuais do país. Essa peregrinação digital tem sido obrigatória, através do e-Social, plataforma online disponibilizada pelo Governo Federal, com objetivo de unificar coleta e apresentação de, pelo menos, 15 obrigações trabalhistas da relação gerada entre a empresa empregadora e o empregado.
O que é eSocial
O eSocial é uma plataforma de centralização de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, regulada pela Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS). Todas as informações disponibilizadas pelas empresas privadas e geradas pelo sistema são protegidas. Para ter acesso à plataforma, a empresa ou empregador Pessoa Física precisa estar cadastrado no site oficial Gov.br .
O que conta a história
A digitalização dos dados das empresas e dos empregados está em pauta faz um tempo no Brasil, mas foi em 2007 com a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) – elaborado para reunir informações fiscais -, pelo Governo Federal, que as plataformas começaram a ser testadas e implementadas na rotina de levantamento e unificação de informações. Para os analistas do tema, o SPED já era um ensaio do eSocial.
Em 2012, o Governo Federal integrou ao SPED informações previdenciárias e trabalhistas, dando origem ao eSocial.
Os benefícios
Entre os benefícios, podemos apontar a unificação das informações da empresa e do trabalhador. Antes, eram várias as pastas que acumulavam esses registros. Depois, foram os sistemas para guardar diferentes informações e ocorrências. Toda essa jornada demandava espaço físico para guardar essas pastas, tempo de busca e a organização. Ainda no digital, eram diferentes sites e guias para registrar dados ou levantá-los para alguma necessidade.
No eSocial, a rotina muda significativamente, tanto para a empresa, quanto para o empregado, pois tudo que é necessário para ambos está em uma plataforma unificada, organizada e sob sigilo. A implementação do sistema torna os procedimentos trabalhistas, previdenciários, contábeis e fiscais ainda mais transparentes e eficientes.
Outra perspectiva do sistema é o aperfeiçoamento da fiscalização e comunicação da empresa com o empregado, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e INSS.
eSocial e a SST
Na plataforma também há espaço para o inserção de informações relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Nesta área, são colocados dados da rotina do trabalho referente à saúde do colaborador, registro de acidentes, doenças ocupacionais, condições da área de trabalho, bem como, se adequadas e seguras para o exercício da função.
Essa integração revela a necessidade das empresas de se adaptarem à plataforma para coletar as informações da Saúde e Segurança do Trabalho. E para acompanhar a mudança, as empresas empregadoras precisam investir em treinamentos, cronograma de atividades diárias, agenda de eventos e comunicação interna, por exemplo.
Cadastre-se com a gente
A unificação dos dados no sistema eSocial tem sido obrigatória. No entanto, muitas empresas vivem a dificuldade de fazer o processo de cadastro. Nesta etapa, disponibilizamos aqui na Opusnet equipe de atendimento para acompanhar a empresa, facilitando a compreensão do processo de cadastro, bem como, evitando notificações de órgão reguladores.