Novembro Azul no ambiente de trabalho

Estima-se que 65.840 novos casos sejam confirmados este ano no Brasil

Entre 2019 e 2021, mais de 47 mil homens morreram em razão do câncer de próstata, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade ligado ao Ministério da Saúde. Ano passado foram 16.055 vítimas da doença, o que corresponde a uma média diária de 44 mortes. Para 2022, são estimados 65.840 novos casos confirmados da doença no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. São registros reais de uma doença que tem mais de 90% de cura quando descoberta de maneira precoce.

O que é próstata

É uma glândula do organismo masculino, localizada frente ao reto e abaixo da bexiga. Entre suas funções está envolver parte da uretra, produzir fluido que nutre e protege os espermatozóides. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a próstata não é responsável pela ereção no pênis. 

Como falar de câncer de próstata no trabalho 

A campanha mundial do Novembro Azul dentro de uma empresa, quando seu maior número de colaboradores é do sexo masculino, deve ser sustentada em mensagens de conscientização e prevenção da doença. No entanto, as ações podem esbarrar no preconceito e na falta de informação que  ainda existem sobre o tema, afastando o colaborador dos exames preventivos.

Ações e linguagem 

Ao definir as ações da campanha anual Novembro Azul, a equipe ou departamento de saúde e segurança podem trabalhar alinhados com o Recursos Humanos, para juntos traçarem atividades que correspondam ao perfil dos colaboradores. 

Dentro da programação da campanha são comuns ciclo de palestras, rodas de conversa, feira de saúde com atendimentos básicos e orientação com profissionais especializados. 

O material informativo – em papel ou enviado por canal digital – é uma opção que chega ao  colaborador com diversas orientações essenciais para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.  

Uma dica para materiais é acompanhar o site oficial do INCA. Por lá, são disponibilizadas cartilhas, panfletos, por exemplo, produzidos pelo órgão e prontos para impressão e que podem ser distribuídos durante as ações do mês. 

Informações que não podem faltar

Faixa etária indicada  para a realização do exame;

Principais sintomas da doença;

Fatores de risco para a doença;

Os exames de investigação da doença;

Dicas de prevenção;

A prevenção é para todos

O Novembro Azul promove uma série de reflexões necessárias em sociedade. E uma delas é falar sobre a prevenção para todas as pessoas que tem o sistema reprodutor masculino: homem cis – que se identifica com o sexo biológico -, travestis – identidade de gênero diferente da reconhecida em nascimento -, mulheres trans – apresente identidade de gênero diferente da do nascimento -, não binária – que o gênero não se limita a homen ou mulher -, intersexo – que nasceu com algum tipo de variação na genitália, cromossomos, por exemplo -. 

O câncer de próstata é uma questão fisiológica do organismo e não diz respeito a identidade de gênero e social do paciente. Logo, o Novembro Azul também assume o papel de tornar essa mensagem cada mais abrangente a essas populações que, em muitos casos, ora por preconceito ou por falta de acesso a políticas públicas de saúde ainda ficam distante de uma abordagem preventiva.  

Previna-se sempre!

O Futuro da sua Empresa

Quando se trata de Medicina e Segurança do Trabalho, é essencial efetuarmos o planejamento e revisão de toda eficiência operacional...

Ver mais

Gestão em Saúde Ocupacional com qualidade e experiência de mais de 40 Anos em Saúde do Trabalhador.

Todos os direitos autorais reservados.

plugins premium WordPress