Outubro Rosa: como sua empresa pode ajudar na prevenção da doença

Criado na década de 90, o Outubro Rosa é uma das campanhas mais importantes do calendário de ações corporativas dentro de uma empresa. As mobilizações ajudam no processo de informação sobre autocuidado, prevenção e diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura do paciente.
E como cada vez mais as pessoas passam mais tempo no ambiente de trabalho, o tema tem extrema relevância, deve ser alinhado e executado com a equipe de Saúde e Segurança do Trabalho dentro das atividades com mais ênfase no mês de outubro.

O que a empresa pode fazer
As opções de levar informação e conscientização sobre o Outubro Rosa dentro do ambiente corporativo são diversas. É importante que as áreas sejam envolvidas na realização e fomento de mensagens definidas para a campanha.

Abaixo, vamos relacionar atividades que podem ser desenvolvidas e aplicadas durante todo o mês:

Redes Sociais: podem ser utilizadas como canais oficiais de informações para os públicos internos e externos.
Grupos de mensagens: apresente dados de órgãos oficiais como Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer, Secretarias de Saúde. Incentive que essas informações sejam replicadas em caráter informativo.
Use rosa: se puder, abra mão da farda um dia da semana e peça para a equipe usar uma camisa/blusa na cor rosa.
Conte histórias: em vídeo, conte histórias reais sobre superação da doença.
Influencer interno: identifique um funcionário que tenha boa comunicação e interação com as equipes e peça para dar o recado em vídeo para veiculação interna.
Diálogo Diário de Segurança: faça planejamento do DDS com a abordagem do Outubro Rosa. Reforce que, homem ou mulher, pode ser acometido pelo câncer e que um pode ajudar o outro incentivando a prevenção, o autocuidado.

Pontos importantes para abordagem
Fatores que aumentam o risco de câncer;
Câncer de mama em homens;
Autoexame;
Sedentarismo;
Consumo de bebe alcoólica;
Exposição frequente a radiação;
Histórico familiar de câncer;
Relevância de exames periódicos;

Essas são algumas das abordagens que agregam valor nas iniciativas internas durante o Outubro Rosa.

Foco nos sinais
Os sinais da doença não podem ficar fora da pauta.

  • Presença de caroços, nódulos na região do seio, axilas ou no pescoço;
  • Alterações no mamilo;
  • Líquidos no mamilo;
  • Mama avermelhada ou com aspecto de casca de laranja.

Esses sinais são os mais comuns que indicam a presença da doença e que merecem atenção. Logo a mensagem de auto observação e prevenção é primordial.

A postura e o cuidado da sua empresa em temas como esse pode salvar vidas, promovendo informação e cuidados com a saúde.

O Futuro da sua Empresa

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