Vamos falar de suicídio no ambiente de trabalho?

Embora ainda exista muito preconceito e estigmas em torno do tema, o suicídio já é assunto de saúde pública. De acordo com dados de Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que 700 mil pessoas cometem suicídio no mundo por ano, assumindo a quarta posição de causas de morte, com idade entre 15 e 29 anos.

Os índices trazem diferentes perfis de pessoas que sofreram diversos impactos de origem social, política, econômica e psicopatológica. A maioria das pessoas que cometeram ou tentaram o suicídio sofreram com a depressão, transtorno de bipolaridade, alcoolismo, dependência química. É necessário reforçar que a decisão pelo suicídio não deve ser avaliada como algo para “chamar atenção” e sim, um estado de saúde mental que necessitava de acompanhamento profissional.

Como falar sobre o tema trabalho?
Assim como são elaborados e implementados projetos de segurança e saúde física dos colaboradores, a saúde mental precisa estar em pauta, sendo possível prevenir suicídio a partir de ações preventivas.
A promoção da qualidade de vida é uma importante estratégia que pode ser integrada à cultura da empresa por meio de diálogos coletivos, palestras, dinâmicas de grupo ou boletins informativos – digitais ou físicos – , por exemplo. É sempre bom dizer que essas tarefas não têm como objetivo trazer holofote para o tema. Pelo contrário, existem diversas formas para se falar de qualidade vida sem mencionar o suicídio. Essa é a missão das organizações que se preocupam com o assunto.

Informação como aliada
A informação tem papel fundamental na sensibilização e conscientização sobre o tema. Nesse sentido, a empresa pode desenvolver séries informativas com profissionais especializados em comportamento humano, por exemplo.
Proporcionar conhecimento sobre o assunto, ajuda na formação de agentes solidários dentro da empresa porque, em muitos casos, um colaborador consegue ter a percepção mais clara dos sinais de ajuda de um colega por estar mais ao lado diariamente.
Portanto, viabilizar informação de qualidade e incentivar o cuidado com o colega se torna essencial nas medidas de prevenção ao suicídio no ambiente de trabalho.

Solta a voz
Whatsapp, e-mail, telefone ou escuta acolhedora. Esses podem ser um dos canais a serem disponibilizados para os colaboradores que precisam e se permitem conversar. Junto aos canais, outras ações devem ser inseridas no plano de promoção à saúde mental.

O colaborador passa a maior parte do seu tempo no ambiente de trabalho e por isso, os empreendimentos têm responsabilidade em viabilizar uma atmosfera saudável tanto para o corpo, quanto para a mente. Portanto, se sua empresa ainda não tem um plano de prevenção ao suicídio, sugerimos a implementação urgente.

Fica a dica!

O Futuro da sua Empresa

Quando se trata de Medicina e Segurança do Trabalho, é essencial efetuarmos o planejamento e revisão de toda eficiência operacional...

Ver mais

Gestão em Saúde Ocupacional com qualidade e experiência de mais de 40 Anos em Saúde do Trabalhador.

Todos os direitos autorais reservados.

plugins premium WordPress